Nacionalidade portuguesa para judeus sefarditas - EuroCidadanias

Nacionalidade portuguesa para judeus sefarditas

Veja aqui se você pode conseguir a sua cidadania portuguesa

Com apenas quatro perguntas rápidas, conseguimos saber se no seu caso é possível obter sua cidadania portuguesa.

Leva menos e 2 minutos

Você sabe quem são os judeus sefarditas?

Portugal está concedendo a nacionalidade aos descendentes desses judeus. Conheça sua história e saiba se você tem direito a obter a nacionalidade.

Os judeus sefarditas são os descendentes dos antigos judeus e comunidades judaicas tradicionais da Península Ibérica, ou seja, Portugal e Espanha.

Esses judeus ocupavam posições de destaque na sociedade ibérica, mas começaram a ser perseguidos, primeiro na Espanha e depois em Portugal, a partir de finais do século XV, durante a época da Inquisição.

Segundo historiadores, 40 mil pessoas foram acusadas pela Inquisição Portuguesa nessa época e quase 2 mil foram mortas.

Por isso, muitos se viram obrigados a fugir e estabeleceram-se em alguns países do mediterrâneo como Marrocos, França, Itália, Grécia, Turquia, Síria, Líbano; outros foram para cidades do Norte da Europa como Londres, Nantes, Paris, Antuérpia, Bruxelas, Roterdã, Amsterdã; e ainda houve aqueles que decidiram ir para outro continente, estabelecendo-se em países como o Brasil, Argentina, México e Estados Unidos.

Apesar da expulsão e da perseguição na terra natal, eles mantiveram, com os seus descendentes, não só a língua portuguesa, mas também os rituais tradicionais do culto judaico antigo em Portugal, transmitindo seus sobrenomes ao longo de gerações, objetos e documentos provando sua origem portuguesa.

É por isso que eles são referidos, muitas vezes, como “Judeus Portugueses” ou “Judeus da Nação Portuguesa”. E, portanto, têm direito à nacionalidade portuguesa.

E, então, como obter a nacionalidade portuguesa?

Para conseguir a nacionalidade é necessário que seja feito um estudo por um genealogista que comprove o vínculo familiar do interessado até o judeu. A lei portuguesa exige que se demonstre a tradição de pertencimento a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, por meio do sobrenome, idioma familiar, descendência direta ou colateral, ser maior de idade e não ter sido condenado pela prática de crimes puníveis com pena de prisão máxima igual ou superior a três anos.

E como saber se você é descendente de judeus sefarditas?

No Brasil, a maioria dos judeus portugueses que fugiram da Europa se estabeleceram no norte e nordeste do país e alguns dos sobrenomes que se preservaram foram:

Almeida, Duarte, Ferreira, Albuquerque, Costa, Arruda, Menezes, Frota, Dias e muitos outros.

Quer saber se você pode conseguir sua cidadania portuguesa? Responda nosso teste.

Quero responder o teste

Leva menos de 2 minutos.