Busca de Documentos e Genealogia - EuroCidadanias

Busca de Documentos e Genealogia

Saiba como conseguir o reconhecimento de Cidadania Italiana e Portuguesa por meio da busca de documentos.

Como funciona a busca de documentos para Cidadania Portuguesa

O que oferecemos:

Oferecemos serviços de pré-pesquisa e pesquisa de assentos de nascimento/batismo, casamento e óbito de cidadãos portugueses.

Nos processos de nacionalidade por Atribuição, a certidão de nascimento do nacional português é imprescindível, e por isso é necessário localizar e solicitar na instituição que a detém.

Nascimentos posteriores à 1920:

Quando o assento de nascimento é posterior a 1920, a pesquisa restringe-se às instituições civis.

Por se tratar de documentos recentes, com freqüência são localizados, desde que sejam fornecidas as informações mínimas necessárias (nome, nome dos genitores, data de nascimento, local de nascimento- freguesia).

Nascimentos anteriores à 1920:

Por se tratarem de documentos seculares, há uma maior dificuldade para a sua localização, principalmente nos casos em que o interessado não possui as informações mínimas necessárias para a pesquisa.

Grande parte dos assentos de nascimento anteriores à 1920 encontram-se nos arquivos regionais.

Para a pesquisa nos assentos de nascimento, é necessário analisar os livros paroquiais, por exemplo. Por se tratar da inscrição do batismo, devemos atentar para inexatidão das datas de nascimento, o que nos obriga a fazer a pesquisa não somente no livro do ano de nascimento do ascendente português, mas também um ano antes e três anos posteriores, devido ao costume do batizado não ocorrer no mesmo ano que o do nascimento.

Outro obstáculo frequente, é a falta de informação por parte do interessado, não só quanto a data de nascimento, como quanto ao local.

Diante desse cenário, propomos uma dupla pesquisa, primeiro uma pré-pesquisa e depois a pesquisa nos arquivos.

A pré-pesquisa refere-se ao levantamento de informações relativas ao ascendente português. Tendo como escopo, diminuir o universo de livros a serem analisados na fase da pesquisa nos Arquivos.

A pesquisa no Arquivo é um processo moroso e custoso. Quanto mais informações precisas houver, relativas a data e local de nascimento do ascendente português, menor será o número de livros a serem analisados – um livro anual por freguesia.

É necessário esclarecer que não é garantido que o documento seja encontrado:

  • Estamos tratando de livros com mais de 100 anos, que muitas vezes não são mais legíveis ou foram destruídos pelas intempéries;
  • Os livros de registros civis são de difícil acesso, estando muitas vezes limitados ao acesso dos funcionários dos Arquivos, por isso dependemos deles para saber se o português nasceu e/ou casou naquela freguesia ou Conselho;
  • Muitos registros de batismos possuem apenas a identificação do primeiro nome, e o nome completo ou parcial dos pais. Por isso, o nome dos pais do ascendente português torna-se indispensável.
  • Em alguns casos, o ascendente português ao chegar no Brasil alterou o seu nome (era permitido como forma de proteção a discriminação), e os familiares não tem conhecimento do nome descrito no assento de nascimento português.

Como funciona a busca de documentos para Cidadania Italiana

O que oferecemos:

Oferecemos os serviços de pesquisa e busca de certidões italianas para o processo de reconhecimento da cidadania italiana através dos dados fornecidos pelos próprios clientes.

  1. Qual documento você procura?
  2. Certidão de Nascimento ou Batismo
  3. Certidão de Casamento
  4. Certidão de Nascimento ou Batismo e Casamento

Instruções

O serviço prestado é dividido em duas etapas:

  1. pesquisa do registro (do livro);
  2. busca da certidão;

Caso você não conheça o local exato de nascimento/batismo e casamento, é necessário fazer a pesquisa do registro, ou seja, é preciso encontrar o livro onde o nascimento/ batismo e casamento foram registrados.

Caso você já conheça o local exato, é preciso fazer a busca da certidão.

O valor dos honorários depende da dificuldade da pesquisa do registro e busca da certidão.

A obtenção da certidão do seu ascendente italiano é o resultado dos serviços de pesquisa e busca.

Somente para você entender a dificuldade de encontrar um registro e conseguir uma certidão do século XIX (1800 a 1899), explicamos como é a divisão geográfica da Itália.

A Itália é dividida em 20 regiões. Cada região tem suas Províncias, das quais se totalizam 108 em toda Itália. Cada Província possui seus Comuni. Existem 8.101 Comuni na Itália, ou seja, se a pessoa não sabe a Região ou Província teremos que pesquisar nos 8.101 Comuni italianos e neste caso é praticamente impossível localizar o registro.

Pesquisamos o registro do ascendente italiano durante 90 dias e o resultado da pesquisa pode ser positivo ou negativo. Não há garantias de que os registros civis e paroquiais de mais de 100 anos atrás ainda estejam em condições de leitura ou que não sofreram nenhum dano devido às guerras e desastres naturais.

É justamente por isso que é preciso uma pesquisa, ou seja, para verificar a possibilidade de encontrar o documento ou não.

Além disso, comprovamos que a pesquisa do registro do seu ascendente italiano foi feita através das respostas negativas emitidas pelos locais averiguados.

Árvore Genealógica

Uma árvore genealógica é uma espécie de histórico contendo cada parte dos antepassados de um indivíduo ou família. Nada mais é do que uma representação gráfica genealógica que mostra as conexões familiares entre as pessoas da mesma. O nome se dá pelo fato da semelhança das ramificações de uma árvore.